top of page

Blog

Reuso agrícola familiar: Oficina sobre Manejo Higiênico-Sanitário da água foi realizada em Cubati-PB



Ocorreu no último dia 28 de agosto, na Comunidade São Domingos, no município de Cubati (PB), a Oficina sobre Manejo Higiênico-Sanitário da água para consumo humano organizada pelo Instituto Nacional do Semiárido - Insa e a entidade de assessoria sócio-organizativa Patac, que também faz parte da Articulação do Semiárido (Asa PB e Asa Brasil). Participaram cerca de 30 pessoas, entre famílias agricultoras, participantes do Projeto de Pesquisa participativa Reúso Agrícola Familiar, lideranças e educadores do Coletivo Regional da Agricultura Familiar do Cariri e Seridó (Coletivo), assessores do Patac e pesquisadoras e pesquisadores do Núcleo de Recursos Hídricos do Insa. Essa é a primeira de uma série de eventos que serão realizados com o objetivo de propiciar às famílias agricultoras uma melhoria no manejo agroecológico da água visando a convivência com o semiárido.


Sara Constâncio, agricultora participante da Pesquisa Reúso Agrícola Familiar e presidenta da Associação do Assentamento São Domingos, comenta que a importância desse tema “temos levantado preocupações quanto a contaminação dos alimentos com veneno, mas não tínhamos conversado sobre o que pode estar presente na água e o que pode prejudicar a nossa saúde como bactérias, vermes e outros microrganismos. Vimos a necessidade de tratar a água. São momentos importantes como estes que aprendemos bastante com o conhecimento técnico-científico trazido por vocês, mas ao mesmo tempo reconhecemos o conhecimento popular, a partir de algumas práticas dos nossos avós, como também eficientes para evitar doenças. Eu achei uma maravilha, aprendemos bastante.”


Para a pesquisadora do Insa, Janiele Nery, a crise hídrica tem levado a população a buscar a acessar a água a partir de diversas fontes, contudo, nem sempre há preocupação relacionada à qualidade da água. Nesse sentido, a oficina trouxe uma reflexão sobre os riscos do consumo da água para as pessoas, esclareceu sobre as diversas doenças que podem ser veiculadas pela água e sensibilizou os participantes para a importância dos cuidados higiênicos-sanitários independente da fonte de água.


O 2º módulo ocorrerá no dia 09 de outubro e terá como objetivo compreender o funcionamento do sistema simplificado de tratamento da água servida (filtro aeróbico) e do sistema de tratamento com reator UASB (sistema anaeróbico) e lagoas de estabilização, ambos sendo monitorados na Pesquisa Reúso Agrícola familiar, que está sendo desenvolvida em parceria com a UFCG, UEPB e Patac e juntos as famílias agricultoras articuladas pelo Coletivo.


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page