top of page

Blog

INSA participa de atividade da Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia



O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) participou como convidado, nos dias 05,06 e 07 de uma atividade da Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia (Renda) onde foi discutindo a importância de refletir sobre a Comunicação Popular e a Agroecologia para o fortalecimento das experiências nesta área. O curso reuniu na cidade de Recife-PE, os diversos Núcleos de Extensão Agroecológicos (Neas) espalhados por todo Nordeste, tanto ligados às universidades, quanto aos Institutos Federais.

O evento propôs um amplo debate sobre o Direito Humano a Comunicação e sobre que instrumentos que temos utilizado para dialogar com os nossos públicos trazendo a temática da transição agroecológica como o centro das nossas ações, refletindo os seguintes pontos: conhecer experiências em comunicação; promover os diálogos entre as realidades locais, regionais e nacional; propor novas formas de comunicação; refletir sobre o papel da nossa comunicação na construção dos territórios onde vivemos e atuamos e também na contraposição ao discurso da mídia hegemônica.


O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) apresentou na programação da sexta à noite (05), as ações relacionadas à Popularização da Ciência, Inovação e Tecnologia que dialogam com a Comunicação e a Educação Popular, buscando aproximar os saberes científicos aos saberes populares. Dentre estas: O Semiárido em Foco, O Semiárido em Tela, o Projeto Lendo é que Se Faz, o SIGSAB, o SIMSAB, publicações como o Relatório Popularizado, entre outras.

Na manhã do sábado (06) foi realizado um amplo debate com o Coletivo Terral de Comunicação Popular, o Centro Sabiá e representantes da campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, onde a Comunicação como Direito Humano foi analisada no histórico das organizações sociais, relacionando a mídia hegemônica e a resistência da comunicação alternativa. Na parte da tarde, quatro (04) oficinas foram realizadas: Sistematização Textual, Vídeo e Fotografia, Rádio e Facilitação Gráfica, instrumentos utilizados como estratégia de comunicação para fortalecer as dinâmicas dos Neas.

No domingo (07), socializamos os conteúdos dialogados dentro das oficinas, onde dúvidas e contribuições foram levantadas sobre a temática. A atividade encerrou depois do almoço com a avaliação.


A coordenadora da Renda, Mônica Cox de Britto Pereira, avaliou como muita positiva a participação do INSA no evento “Foi muito importante trazer o INSA para esse debate, esperamos que nossa rede se fortaleça ainda mais, através deste diálogo com uma instituição tão importante para o Semiárido, como é o caso do Instituto”, disse a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page