Famílias Agricultoras realizam mutirão para estocar e armazenar forragem
- Texto e foto: Josenildo Torres da Coordenação do
- 22 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

A comunidade Arcanjo do município de Soledade, região semiárida da Paraíba, realizou nesta semana um mutirão de famílias agricultoras para a construção de um silo de estocagem e armazenamento de forragem.
A atividade foi iniciada no último sábado (16), onde foram armazenados compostos de: malva e chanana ( plantas da Caatinga), palha de milho e outras vegetações que foram descartadas na capinação da palma, somando assim, uma média de 3.000 kg de ração armazenada. Já na terça - feira (19), mais 3.500 kg ração compostos por palha de milho, também foram estocados.
Duas famílias foram apoiadas com esta iniciativa da comunidade que resgatou as trocas solidárias do mutirão e fortaleceu uma estratégia importante para quem cria animais no Semiárido que é o armazenamento e estocagem de alimento animal durante o período chuvoso, para garantir que durante o período de estiagem as famílias estejam preparadas para alimentar seus rebanhos.
“Outros momentos como esses serão incentivados e estendidos para comunidades vizinhas, nós consideramos isso como uma vitória, resultado de todo um processo iniciado dentro das organizações que integram as famílias agricultoras”. Destacamos também outras formas de estoque de forragem, que têm sido importante para a comunidade, que são os estoques vivos, como: os campos de palma apoiados pelo Fundo Rotativo Solidário (FRS), e os plantios consorciados de plantas forrageiras, práticas que vêm fortalecendo a autonomia das famílias agricultoras, afirmou o agricultor Josenildo Torres .
O processo de organização das famílias é fortalecido pelo Coletivo das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Seridó e Curimataú, em parceria com a entidade de assessoria técnica e sócio organizativa da Agricultura Familiar Camponesa – Patac, organizações que fazem da Articulação do Semiárido Paraibano (Asa Paraíba) e da Asa Brasil.
Comments