top of page

Blog

Núcleo de Pesquisa em Desertificação e Agroecologia em Terras Secas do INSA realiza Curso sobre Sist

O Instituto Nacional do Semiárido (INSA), através do Núcleo de Pesquisa em Desertificação e Agroecologia em Terras Secas realizou em articulação com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Lagoa Seca, o Curso intensivo “Sistemas Agroflorestais no Semiárido Brasileiro”.


A atividade teve uma duração de 40 horas e objetivou a formação e socialização de conhecimentos sobre experiências vivenciais em sistemas agroflorestais no semiárido brasileiro. Desta maneira, a partir de elementos conceituais, vivenciais e de resultados de pesquisa um grupo de 25 educandos de diversas comunidades foi capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos e compartilhados durante o curso e desenvolver sistemas agroflorestais em condições semiáridas, a serem implantados numa área experimental da Universidade Estadual da Paraíba.

Momento Pastor: O facilitador faz suas contribuições e aportes

A metodologia utilizada foi a reflexão-ação-reflexão, contemplando vários momentos: trabalhos de grupos, momentos pastor, sínteses enriquecedoras e fechar-abrindo. Ao final do curso foi fundada uma célula de pressão cientifica sobre pesquisas em sistemas agroflorestais no semiárido. Esta célula de pressão cientifica é o embrião para impulsionar iniciativas acadêmicas vinculadas ao saber popular a fim de estruturar espaços científicos de pressão que sirvam de referência de pesquisa participativa e intercâmbio de inovações tecnológicas sobre estratégias agroflorestais.


Sínteses enriquecedoras

O Curso foi idealizado e ministrado pelo pesquisador, Aldrin Martin Pérez Marin do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), e contou com a colaboração e apoio do pesquisador João Caatinga. A UEPB, por intermédio da Professora Elida Correa mobilizou todo o apoio logístico-operacional (materiais, salas, datashow), alimentício e de transporte para efetivação do curso.


Para Aldrin Pérez-Marin este iniciativa é apenas o início de uma parceria fortalecida com momentos posteriores entre as instituições envolvidas. “Estamos muito entusiasmados com esta iniciativa, pois estas ações não terminam com esse momento do curso”, disse o pesquisador.


Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page