top of page

Blog

Sociedade Científica propõe criação de rede de pesquisa e de Desenvolvimento Sustentável para o Semi



A Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro (SCSB), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semiárido (PROPPG-UFERSA) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), realizará na próxima segunda- feira, dia 09, a 1ª Reunião para a Criação da Rede Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro (#RedeSemiárido).


A atividade terá início às 8h30, na Sede do INSA, em Campina Grande (PB). O pesquisador, Aldrin M. Perez-Marin, do grupo de pesquisa em Desertificação e Agroecologia do INSA considera uma “iniciativa inovadora na gestão transdisciplinar do conhecimento científico em territórios do Semiárido brasileiro”.


O evento passo a passo:


Na primeira parte da manhã acontecerá uma mesa-redonda onde será discutido o seguinte tema: RedeSemiárido - Uma alternativa para o desenvolvimento regional” e trará as seguintes reflexões: Papel da Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro no Desenvolvimento do Semiárido; Pós-graduação no Semiárido brasileiro e o Desenvolvimento Regional; INCTs e o desenvolvimento regional uma análise do cenário atual.


Na segunda parte da manhã, acontecerá mais uma mesa-redonda, onde será discutido: Fomento à Pesquisa e Inovação para o desenvolvimento do Semiárido Brasileiro: - Fundo de Desenvolvimento Econômico/Científico, Tecnológico e de Inovação (FUNDECI) e o desenvolvimento regional; Formas de Apoio da FINEP para o Nordeste; O papel das FAPs no financiamento das pesquisas.


No fim do dia está programada uma Oficina de trabalho para começar a montar a proposta da REDE SEMIÁRIDO e os Encaminhamentos necessários para a viabilização da rede.


A proposta visa à criação de uma articulação mais intensa entre diversas Universidades do Semiárido, com perspectivas para acelerar o desenvolvimento Científico e Tecnológico da região. Na ocasião participarão Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades, bem como Coordenadores de cursos de Pós-Graduação do Semiárido. O INSA, a UFERSA e a SCSB têm papel estratégico nessa construção, como articuladores desse novo movimento em prol do Semiárido.


PROGRAMAÇÃO:


Manhã

08h30 às 09h - Abertura; 09h às 10h30 - Mesa redonda: Rede Semiárido - Uma alternativa para o desenvolvimento regional: - Papel da Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro no desenvolvimento do semiárido - Pós-graduação no semiárido brasileiro e o desenvolvimento regional - INCTs e o desenvolvimento regional uma análise do cenário atual. 10h30 às 11h - Intervalo 11h às 12h30 - Mesa redonda: Fomento à Pesquisa e Inovação para o desenvolvimento do semiárido brasileiro: - Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (FUNDECI) e o desenvolvimento regional - Formas de Apoio da FINEP para o Nordeste - O papel das FAPs no financiamento das pesquisas

Almoço: 12h30 às 14h


Tarde 14h às 17h - Oficina de trabalho para começar a montar a proposta da REDE SEMIÁRIDO 17:00h às 18:00h - Encaminhamentos



Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page