INSA participa do I° Workshop MapBiomas Caatinga
- Admin
- 4 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Realizou-se em Recife – PE, entre os dias 31 de julho e 01 de agosto o I° Workshop MapBiomas Caatinga que teve como objetivo discutir com especialistas do bioma Caatinga os resultados, desafios e oportunidades do mapeamento do uso e cobertura da terra do bioma Caatinga realizado pelo projeto MapBiomas. O evento aconteceu no auditório do Departamento de Energia Nuclear (DEN) da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).
O Projeto MapBiomas é uma iniciativa de mapeamento anual da cobertura e uso da terra do Brasil que envolve uma rede colaborativa com especialistas nos biomas, sensoriamento remoto, SIG e ciência da computação e que utiliza processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine (GEE).
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTIC) participou da atividade, representado pelo pesquisador da área de Desertificação e Agroecologia, Aldrin M. Perez-Marin, que considera o MapBiomas uma importante instrumento no que diz respeito a essa temática “é uma excelente ferramenta para monitorar os processos de desertificação no Semiárido, através dela será permitido identificar as potencialidades e limitações para implementação de programas de recuperação de áreas degradadas”. Ele também elencou que a equipe do projeto MapBiomas visitará o INSA para integrar iniciativas na área de Combate a Desertificação.
A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Associação Plantas do Nordeste (APNE) são as instituições responsáveis pelo mapeamento das fisionomias do Bioma Caatinga. Em abril do ano de 2017, com o lançamento da Coleção 2, foram disponibilizados mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil no período de 2000 a 2016 (http://mapbiomas.org/). A realização desse encontro representou um marco importante para a avaliação dos resultados obtidos nessa coleção e para orientar o aperfeiçoamento dos produtos visando a Coleção 3.
Durante os dois dias de evento foram apresentadas iniciativas de mapeamentos atuais e já realizadas por especialistas no bioma Caatinga, que vem sendo usados como suporte para estudos científicos, gestão territorial e gestão ambiental nesse bioma. Foi apresentada a metodologia adotada no projeto MapBiomas e os produtos obtidos na Coleção 3. O formato do evento possibilitou aos especialistas expressarem suas contribuições para avaliação do projeto e suas expectativas com as perspectivas futuras do projeto.
O evento também contou com a presença das seguintes instituições: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA/INEMA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Centro Regional do Nordeste (CRN - INPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA - Semi-árido/Solos/ Cerrado), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM/MapBiomas Cerrado), Empresa Geophoto, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Fundação SOS Mata Atlântica e ArcPlan (MapBiomas Mata Atlântica e Pantanal).
Imagem: Google imagens
Comments