INSA e Prefeitura de Paulo Afonso - BA realizam encontro preparatório para IV Semana de Popularizaçã
- Por Simone Benevides
- 20 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Sensibilizar estudantes, professores e demais atores sociais do Nordeste, em particular do Semiárido brasileiro, para o conhecimento e estudo da ciência contextualizada à região. Com este objetivo o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) participou de uma reunião na cidade de Paulo Afonso, no estado da Bahia, onde foram discutidas as iniciativas para a realização da IV Semana de Popularização da Ciência do Semiárido. O município vem se articulando com o INSA desde o ano passado (2016) e realizou a segunda reunião preparatória entre a administração municipal e o Núcleo de Popularização da Ciência e Tecnologia do INSA, na última terça-feira, 18. A primeira reunião aconteceu na cidade de Monteiro em ocasião da III versão do evento, em maio deste ano (2017).

Durante o encontro ficou acordado que o evento se realizará de 29 a 31 de maio de 2018, a coordenação geral ficou a cargo da Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Educação, representada pelo professor Severino Alves de Lima, e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na pessoa do professor, Antônio Carlos Miranda.
A estrutura de organização ficou dividida por comissões: Comissão científica, Comissão de Comunicação, Comissão de Infraestrutura, Comissão de Arte e Cultura, Comissão de Mobilização Territorial, Comissão de Articulação, Metodologia e Ação Continuada. O INSA fará parte das comissões: Cientifica e de Articulação, Metodologia e Ação Continuada.
A próxima reunião será realizada no INSA, no dia 22 de agosto, às 8h, onde os representantes do Executivo de Paulo Afonso farão uma visita Institucional ao INSA e se reunirão para a construção metodológica do evento recebendo as propostas de realização de atividades de pesquisa apresentadas pelo o Instituto, que poderão fazer parte da programação do evento.
Além do INSA, estiveram presentes no encontro: a UFRPE, representantes das diversas secretarias municipais e o prefeito do município, Luis Barbosa de Deus, a Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Faculdade Sete Setembro- FASETE, Empresa Baiana de Saneamento-EMBASA e Núcleo Territorial de Educação-NTE/24.

A Semana Pop Sab CTI acontece todos os anos em preparação a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). Em 2015 e 2016, as atividades foram realizadas nos municípios de Ibimirim e Floresta, respectivamente, ambas no estado de Pernambuco. Buscando fortalecer o diálogo com os vários municípios do Semiárido, em 2017 a Semana aconteceu em Monteiro, no estado da Paraíba e a versão de 2018, acontecerá em Paulo Afonso, BA, buscando expandir o diálogo com demais estados do Semiárido.
Representaram o INSA na atividade: O pesquisador da área de Desertificação e Agroecologia, Aldrin Martin Perez-Marin, a pesquisadora, Talita Stael, da área de Geoprocessamento e os pesquisadores do Núcleo de Popularização da Ciência e Tecnologia, Felipe Lavorato, Jaqueline Araújo e Simone Benevides.
A reunião também foi abrilhantada com a apresentação cultural de estudantes do município, que representando Lampião e Maria Bonita declamaram uma poesia de cordel sobre a cidade.

A Semana de Popularização do Semiárido acontece também em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN,) o Espaço Ciência e o Observatório Nacional (ON).
Foto 1: Ascom PMPA
Foto 2 e 3: Felipe Lavorato
Comments